segunda-feira, agosto 08, 2005

Mais um pouco de História - Santuário Nª Srª da Boa Nova

A capela-mor que na sua totalidade preenche o braço da cruz grega, é rasgada por um elevado arco gótico, pintado a fresco e encimado pelas armas reais de Portugal e uma tabela barroca ovalada com os seguintes dizeres:

ESTA OBRA MANDOU FAZER O CONDE

DE Vª NOVA SENDO JUIZES M.EL MARQUES

DE ...... M.EL DIAS FRADE VERGADORES......

.... MA...... POIZÃO FELIPE D.OS ........ 1706

Esta inscrição deixa ver que o conde padroeiro pretendia associar a Câmara de Terena aos melhoramentos efectuados no santuário, sendo estes de grande composição moral que recobre totalmente o tecto quebrado e os prospectos por vinte quadros rectangulares, dispostos em cinco fileiras de emolduramento lobulado, sanefas florais, as centrais, iluminadas por temas bíblicos extraídos do Apocalipse de S. João, e oito restantes e inferiores , pelos monarcas portugueses da dinastia de Borgonha, desde o conde D. Henrique e D. Afonso Henriques a D. Afonso IV.

O retábulo é um precioso e raro exemplar de entalhamento de alvores do 3º quartel do sec. XVI, constituído por pórtico da ordem dórica, de dois andares, colunata de caneluras, frisos e molduras de figuração relevada, onde se destacam os ornatos comuns da arte clássica, terminando na cimafronte por triplo frontão triangular revestido de anjos e florões.

No alçado posterior à entrada podemos ver os frescos que representam Santo Amaro e Santo Antão.

No tramo da nave: Santa Bárbara, Nª Srª do Rosário, Jesus Salvando a Pedro no Mar de Tiberíades, Santa Luzia, Nª Srª da Conceição e Nª Srª da Cabeça.

No corpo do cruzeiro: Santa Águeda, Rainha Santa Isabel. S. Pedro, S. Jerónimo, Adoração dos Reis Magos, Sagrada Família, Sagrado Coração De Jesus, Sagrado Coração de Maria, S. Joaquim e Nossa Senhora, Santa Ana, S. Mancos, S. José, Santo António e Baptismo de Cristo.

A cerca de 200 metros da ermida, na direcção à ribeira de Lucefecit, existe uma fonte do tipo copular, de tijoleira vermelha, que mantém o nome de Boa Nova. O frontão está composto por uma legenda em português antigo, sobrepujada pela cruz e tendo nos extremos duas flores estilizadas num lintel de mármore.

ESTA OBRA MANDARÃO FAZER OS OFISIAIS

DA CAMARA NO ANNO DE 1699

Actualmente a água desta fonte encontra-se imprópria para consumo, mas muito recentemente ainda era o local de eleição para os vários peregrinos se refrescarem nas suas visitas ao santuário.

4 Comentários:

Às 08 agosto, 2005 23:14 , Blogger margusta disse...

Olá Kapa
Obrigada pela visita á minha festinha.

Parece ser bonito o Santuàrio de Nª Srª da Boa Nova..qualquer dia tenho que ir com a familia dar um passeio para esses lados.
Beijinhos

 
Às 18 agosto, 2005 23:22 , Blogger margusta disse...

É Kapa não é fácil encontrarmos a harmonia...mas vamos tentando..dia a dia.

Aos poucos vou mostrando as minhas telas.
........hoje gastei um dinheirão em materiais , vou experimentar pintar em acrilico...
Beijinhos para ti.

 
Às 20 agosto, 2005 22:44 , Blogger António Caeiro disse...

voltei de férias e passei por aqui para conhecer mais um pouco de História.

 
Às 23 agosto, 2005 13:41 , Blogger Miguel Carola disse...

parabens pelo blog... a tua terra é muito gira....

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial