
Como em todos os lugares existem lendas, como não podia deixar de ser em Terena também existem várias lendas, sendo que hoje vou contar aquela que melhor se conhece.
Lenda da Boa Nova
Esta lenda tem a ver com a fundação da Igreja de Nossa Senhora da Boa Nova, que é anterior ao castelo, este mandado construir sendo rei D. Dinis, o Lavrador-Trovador. Porém, temos duas versões da lenda, o que por si só é já interessante.
Pois a primeira diz-nos que a filha de D. Afonso IV, o Bravo, era casada como rei de Castela, mas genro e sogro não se entendiam. Ora, de uma vez, os Mouros atacaram os Castelhanos, e a rainha de Castela e princesa portuguesa deslocou-se a Portugal para pedir auxílio ao pai. Sobre a viagem, é contado que, já em território português, repousando em Terena, assistiu a um belo amanhecer e logo lhe deu o nome de Lucefécit, que quer dizer «luz se fez».
Dali, a rainha mandou um emissário a Évora, onde estava a corte de D. Afonso IV, suplicando-lhe que apoiasse o marido. O pai, respondeu afirmativamente, e a alegria foi tal que a rainha mandou edificar ali perto, de Terena, uma igreja a que lhe deu o nome de Nossa Senhora da Boa Nova.
No entanto, na segunda versão da lenda, o rei logo terá mandado dizer à filha que não apoiaria o genro. Porém, logo a seguir, D. Afonso IV reconsiderou, mudando de opinião, e apressou-se a enviar dois cavaleiros a toda a brida, que foram dar com a rainha de Castela em Terena. Exactamente no sítio em que ainda hoje vemos a cruz que assinala esse mesmo encontro. Perguntou-lhes ela ao que vinham, e responderam os cavaleiros:
- Boa nova temos, Senhora. O vosso pai acede ao vosso pedido e vem em breve, com o exército português, combater os Mouros!
A rainha ajoelhou-se e disse que, perante a resposta de seu pai e rei de Portugal, ai mesmo mandaria construir um templo sob a invucação de Nossa Senhora da Boa Nova.
E, valha a verdade histórica, acabou mesmo por cunprir esta promessa.
in “Portugal Lendário”
reajustado por mim
Existe ainda uma outra lenda sobre este santuário, mas muito menos conhecida, a qual irei publicar no meu proximo post. A foto deste post foi tirada da net e já possui algum tempo.